De DJ para ouvinte

De DJ para ouvinte

Temos visto ao longo dos anos a musica eletronica em portugal cada vez mais a ser colocada de parte.
Portugal tem imensos DJs talentosos que se vêm obrigados a mudar o seu proprio estilo para serem mais “ouvidos”.

Vimos os grandes DJs a voltar ás suas origens, ou vimos os DJs “oldschool” a tocar o mesmo estilo e cada vez menos ouvimos falar deles.
A maior parte dos DJs que estão a entrar no mercado da música eletronica, inicam-se com um determinado estilo e com o passar do tempo, quando começam a surgir as primeiras datas para eventos , até onde o seu género musical nao se encaixa, aproveitam e aceitam para “tentar” ser mais conhecidos mas com o passar do tempo vao continuando a fazer sempre o mesmo, e acabam sempre a tocar aquilo que “bate” em portugal, neste caso o que está na moda.
Vamos ser sinceros, a maior parte dos DJs de hoje em dia acabam a fazer sucesso em casamentos ou em eventos relacionados com o mesmo e esquecem-se ou simplesmente acabam por deixar de tocar o que tocavam de inicio.
A maior parte das pessoas procuram DJs, que se “fazem” de DJs, que basicamente são animadores de noite, que toquem o estilo pretendido para aquele evento.
Daí já haver “peseudo” DJs, vimos muito mais em duplas, a fazer sucesso com uma grande agencia que arranja imenso eventos, com um DJ atras de uma cabine com um set gravado e o “MC” a interagiri com o publico, onde tocam temas antigos que fizeram sucesso e que qualquer pessoas que ouça vai gostar e recomendar.
No caso dos DJs oldschool ja não vimos o mesmo, tocam o mesmo estilo desde sempre, vão variando mas nunca saiem da sua vertente inicial, estou a falar de DJs com mais de 20 anos de carreira como: DJ China, Carlos Manaça, Malasiano, que nunca sairam das suas “origens”
Mas também vimos DJs com alguns anos de carreira que hoje em dia são “vendidos” para tocar em grandes clubs, o comercial que está na moda.
Sim, eu também sou DJ e já passei por casos destes que falo aqui.
No meu caso, as pessoas que me “contratam”, não ouvem o estilo de musica que toco ou simplesmente não gostam, é complicado ganhar mercado no meio em que vivo, ainda para mais para mim que sou novo nisto, apanho eventos em posso tocar o meu estilo e apanho eventos em que não toco o meu estilo.
Por vezes nem sempre produzir ajuda a ganhar audiencia porque vejo imensos DJs a produzir e não tocam aquilo que produzem, no  meu ver acho que não faz  sentido, faz mais sentido produzir e tocar aquilo que se produz.

Quero que pensem sobre isto, e para quem esta a ler e é DJ que tente, procurar eventos para o seu proprio estilo, ou até mesmo quem que está a ler e que não é DJ, tente mudar um pouco isso, porque á DJs que têm talento e que gostam do que fazem, não tocam por dinheiro.
Concluo, que tentem mudar isto e pensem seriamente neste asunto porque daqui a us anos não vão existir DJs, vão existir “animadores”.

>

Facebook

YouTube

Instagram

Follow Me on Instagram

A TOCAR

¤