Miguel Torga

Miguel Torga
Dj da Semana
13/12/2020 a 19/12/2020

Miguel Torga nasceu no Alentejo, em Portugal. Até aos doze anos de idade subiu às árvores e perseguiu cobras e grilos. Aos treze, descobriu a música electrónica através da Electronic Body Music – um género cunhado pelos alemães Kraftwerk na década de 70.

Em 1995, motivado pela então emergente cena de música de dança nacional, começa por experimentar manipulação áudio com um tracker, o que, à medida que a curiosidade aumenta, o leva a explorar as várias técnicas de síntese de áudio e patch design. Em 2010 edita o seu primeiro ep na luso-alemã Con+ainer Music. Seguem-se edições na Freima Labs, Aroma Music, 1980 e Elements Recs. Nesta última, editou o muito bem recebido pela crítica ‘Hexágono Amoroso’, um álbum que o Jornal Público descreve como “música house refinada pontuada por ambientes etéreos ou efeitos do dub (…) Qualquer coisa entre a música do Herbert mais sensual e a rusticidade de Vale Abraão de Manoel de Oliveira”. Para além disso, o álbum teve e tem uma presença assídua em rádios nacionais e internacionais.

Pontuada por paisagens hipnóticas e ritmos intensamente físicos, a sua música tem como matriz principal produzir ritmos electrónicos em português: house e techno com identidade nacional.

Para além de assinar como Miguel Torga, desmultiplica-se em mais 5 ou 6 projectos musicais. Daí podem-se destacar Early Jacker, um projecto que bebe essencialmente na cena house americana, e que conta com edições no mítico selo Tribal America, e Turista, um projecto que viaja por vários locais do planeta e debita música étnica de outras dimensões.

Foi e pode ser visto em locais como o Lux Frágil, Boiler Room, Boom Festival, Lisboa Dance Festival, Gare, Industria, MusicBox ou Brunch Electronik.

PÁGINAS OFICIAIS DO ARTISTA

Facebook Soundcloud
>

Facebook

YouTube

Instagram

Follow Me on Instagram