6 formas de aumentar a visibilidade no Soundcloud

6 formas de aumentar a visibilidade no Soundcloud

O SoundCloud é desde hà muito tempo uma ferramenta poderosa para DJs e produtores que querem partilhar os seus trabalhos com o público.
Apesar desta plataforma ter passado recentemente por graves problemas fincanceiros, não se pode de forma alguma tirar-lhe o mérito por já ter permitido que artistas como Snakehips, Russ e Marian Hill tivessem a popularidade que tanto desejavam.
Se és um DJ ou produtor que usa o Soundcloud com regularidade então deves seguir as dicas que a própria plataforma recomenda para que tenhas uma maior visibilidade junto do teu público.

1. Mantém os títulos simples
Deves tornar as tuas faixas fáceis de encontrar e para isso, usar um título simples em cada faixa ou set irá ser uma grande ajuda para quem faz pesquisa na plataforma.
Deves também evitar a duplicação de títulos ou textos usados noutras faixas ou perfis, ou seja, apesar de simples tenta também ser único!
Deixamos em baixo dois exemplos de como deves e não deves criar títulos nas faixas:

Mau exemplo : AllxxThexStars051418vfinal

Bom exemplo : All the stars

2. Apresentação é tudo
Neste ponto, é importante salientar que um perfil deve ter um aspeto bem organizado e profissional.
Para tal, deves aproveitar a área de descrição das faixas para adicionar informação, como artistas em destaque, colaboradores, históricos ou letras e certifica-te que o estilo de escrita é semelhante em todas as faixas e não contém erros ortográficos!
Lembramos ainda que para dar um toque bem profissional, cada faixa deve ter uma imagem associada que lhe dê o devido relevo, pois desta forma irá ficar a ideia que se está num perfil onde existe o cuidado de facilitar a pesquisa e oferecer o máximo de informação.

3. Usa as ‘TAGS’
Se estás a carregar uma faixa, é importante que nunca te esqueças de marcar os ” tag’s ” que indiquem o género de faixa que estás a carregar, seja house, techno, deep house, etc.
Desta forma, os algoritmos do SoundCloud vão funcionar automaticamente e levar a tua faixa, conforme o género que a marcaste a utilizadores do mundo inteiro.
É habitual encontrar-se temas ou até mesmos set´s no soundcloud que não estejam marcados com o género que representam e essa é uma falha que custa muita visibilidade a quem realmente precisa dela!

4. Cria a tua própria discografia
Marcando listas de reprodução como um álbum, EP, single ou compilação, irás criar automaticamente uma discografia com faixas listadas por data de lançamento.
Isso facilita que muitos outros utilizadores encontrarem o que procuram e também permite adicionar faixas mais antigas sem desviar a atenção das faixas mais recentes.

5. Editar várias faixas de uma vez
Para tornar as coisas mais rápidas, simples e fáceis, agora podes fazer alterações nas configurações dos teus carregamentos, nas tags e no ‘ artwork ‘ em várias faixas de uma só vez.
Podes também criar uma nova lista de reprodução a partir de uma seleção de envios.
Basta ir ao link soundcloud.com/you/tracks, selecionar as faixas que pretendes alterar e de seguida clicar em “Editar” ou “Adicionar à playlist” para fazer as alterações.

6. Set’s de acesso livre e com download disponível.
Existem ainda imensos dj’s que por teimosia ou distração colocam os seus set´s como privados ou sem as opções de download ativas.
Como sabemos, um set é algo simples mas que muito define a imagem e a linha musical de um dj e é provavelmente um dos melhores meios para que qualquer artista crie um público fiel ao seu trabalho.
Por esse motivo, todos os set’s devem estar sempre públicos e com os downloads disponíveis para que qualquer pessoa possa usar no seu carro, trabalho ou até mesmo em casa… essa é uma forma de tornarmos o público fiel ao que lhes damos!

>

Facebook

YouTube

Instagram

Follow Me on Instagram

A TOCAR

¤