4 ATITUDES QUE FAZEM OS DJ´S PROFISSIONAIS

4 ATITUDES QUE FAZEM OS DJ´S PROFISSIONAIS

Se queres tornar-te num DJ a sério precisas obrigatoriamente de saber o que separa os profissionais dos amadores.

Não, não são só as habilidades técnicas ou a capacidade de fazer bons set´s que fazem a diferença.
Hoje em dia, um bom curso e muito treino vão melhorar a qualidade do teu trabalho, mas não adianta treinar durante horas a fio para adquirir boas skills se não pretendes sair do teu quarto.

O talento e a criatividade são fundamentais neste mercado, mas, é preciso ser proativo e olhar para a arte do djing também como um trabalho, porque o é de facto!

Para que não te sintas algo “perdido” nos teus primeiros tempos como dj, deixamos em baixo 4 pontos que deves levar em conta para que te profissionalizes no mundo da música eletronica:

1ª DJ´S PROFISSIONAIS DEFINEM O SEU PRÓPRIO CAMINHO.

Existe desde sempre uma ideia errada entre muitos dj´s iniciantes de que para ser bem-sucedido na profissão de DJ basta seguir a receita do “colega do lado”.
A verdade é que essa é, provavelmente a melhor maneira de atrasar a carreira de qualquer artista.
Os DJs profissionais traçam o seu próprio caminho porque sabem que cada DJ é diferente do outro e que não existe uma fórmula certa para o sucesso.
Tal como dissemos no parágrafo acima em que não se deveria fazer termos de comparação com outros dj´s, pois, o ideal é descobrirem o que não funcionou com outros mas que pode funcionar com vocês…
Seguir uma fórmula pré-estabelecida ou copiar tudo pelos outros pode desviar o artista do caminho certo e levá-lo a perder boas oportunidades, mesmo quando elas estão bem à nossa frente!

2ª DJ´S PROFISSIONAIS DEFINEM ESTRATÉGIAS AO PORMENOR.

Pode até parecer que muitos daqueles DJs que tanto inundam as redes sociais, festivais e demais noticias, acordaram num belo dia de sol e sairam à rua para tocar para milhares de pessoas mas a realidade é que muitos deles passaram imenso tempo a traçar planos para revitalizar a sua carreira.
Definam as vossas metas para cada semana, mês, semestre, ano mas é importante não criar expectativas demasiado altas para que nunca se perca o objetivo real da vossa carreira.
Dessa forma cada dj irá perceber com maior facilidade quais as oportunidades que mais se adequam a si e também aquelas que não têm qualquer interesse.

3ª DJ´S PROFISSIONAIS DEVEM SABER QUE COLABORAÇÃO COM OUTROS DJ´S É ESSENCIAL.

Embora a colaboração entre dj´s seja um dos pontos fortes deste mercado, muitos artistas insistem em competir entre si, seja por datas ou por mera fama.
Um dj verdadeiramente profissional deve ter sempre presente uma boa dose de humildade, fazendo questão de aprender, ensinar, colaborar e dar oportunidade a outros que começam no meio ou que sintam dificuldades de aprendizagem ou integração.
Se cada artista se focar apenas em si mesmo pode perder uma boa dose de oportunidades que poderiam surgir no seguimento de colaborações com outros dj´s e isto também se aplica aos iniciados porque no fundo todos têm sempre algo a oferecer.
Se cada dj optar por contribuir ao invés de apenas receber, as pessoas irão lembrar-se disso e irão contribuir de volta com o passar do tempo!

4ª OS DJ´S PROFISSIONAIS SABEM QUE O DJING É UMA ARTE DE PESSOAS.

O mundo dos DJs ainda é uma área onde as pessoas ainda contam (e muito) mas Isso não significa que mesmo que cada artista tenha milhares de seguidores no Facebook isso lhe garanta muitas datas!
O djing é uma área onde as boas atitudes e boa postura ainda contam muito e essa é a boa publicidade que todos os grandes profissionais precisam para criar bases sólidas de contactos e como todos sabemos, a publicidade “de boca” é a mais eficaz!
Na maior parte das vezes, os donos dos club’s e organizadores de eventos contratam quem eles conhecem, mas mesmo que isso pareça uma barreira, lembrem-se que todo o artista deve construir uma rede de relacionamentos a partir de algum sitio, tal como amigos e família por exemplo.
Se alguém que vocês conhecem precisa de um DJ para um evento, seja ele grande ou pequeno tentem a vossa sorte porque a exposição perante as pessoas presentes em cada um desses locais vos dará a possibilidade de ser notado.
Ser profissional não significa tocar apenas em grandes festas, club’s ou festivais…
Ser profissional é aproveitar aquelas boas oportunidades que são vitais para o cimentar da carreira de qualquer dj e por esse motivo não devemos fechar as portas a nada!

>

Facebook

YouTube

Instagram

Follow Me on Instagram

A TOCAR

¤